PrincipalAdestramentoIPOCampeonatosFotos / VídeosExposiçõesAssessoriaQuem SomosCuriosidadesLinks

 

O que é o adestramento? Como funciona e quais as vantagens em adestrar meu cão?

por Kathleen Schwab

     Adestrar é, basicamente, ensinar o animal a obedecer comandos. Acho importante lembrar de que educação é o principal e por isso temos um programa diferenciado de adestramento para filhotes novos, que chamamos de "educação de filhotes". A educação básica do dia-a-dia é o primeiro passo, é o alicerce para o adestramento ter grande sucesso. Por isso orientamos todos os proprietários a dar bastante importância a esse aspecto quando o filhote chega ao novo lar. Uma prova da importância da educação básica é o fato de que raramente encontramos um cão muito bem adestrado que não tenha sido bem educado!

     Procure iniciar o adestramento o mais cedo possível, assim o aprendizado será mais fácil e rápido. Como antes de todas as vacinas não se deve sair com o filhote na rua, o treinamento pode começar dentro de casa. Um cão em fase de adestramento funciona quase como uma pessoa na escola, o aprendizado ocorre passo a passo e conforme ele aprende é necessário estar sempre praticando para assim fixar os exercícios. O aprendizado pode ser mais lento conforme avança a idade, mas é perfeitamente possível adestrar cães de qualquer idade.

     O adestramento deve ser feito sempre a favor do instinto do cão, facilitando o aprendizado. Jamais devemos usar a violência para ensinar qualquer animal. Um animal bem educado e/ou treinado deve obedecer para agradar, por respeito e amor ao seu dono, e não por medo.

     Por que adestrar? Porque o adestramento é muito útil, inclusive para quem quer apenas um companheirão! O adestramento é excelente para o entrosamento do cão com o dono: quanto mais o cão aprende, mais prazeroso se torna o relacionamento e convivência com ele. Afinal, é muito melhor passear com um cão que não fique puxando a guia, que saiba que deve sentar e esperar ao lado de seu dono para atravessar a rua, além de tantas outras situações em que um cão treinado faz toda a diferença. São múltiplas as utilidades do adestramento, e esse aprendizado deve ser usado no dia-a-dia, dentro de casa ou na rua. Um cão adestrado é tranqüilidade e orgulho para o dono, além de significar segurança para ambos.

     Cães entendem tudo aquilo o que é claro para eles, especialmente vindo de linguagem corporal: eles agem assim e entendem dessa forma. Por isso fazemos o adestramento, para suprir a nossa necessidade de nos comunicar por voz, ensinando aos cães o que significa cada palavra e premiando os acertos com auxílio da linguagem corporal (expressão facial, postura corporal, gestos, etc.). Devemos sempre lembrar que na comunicação com nossos amados cães, o não deve ser sempre não, jamais estando acompanhado de qualquer agrado e o sim deve ser sempre sim, estando positivamente reforçado para melhor entendimento, ficando claro o que queremos e permitindo aos nossos cães que nos retornem da forma que gostaríamos.

     Não existe talvez para os cães, é sim ou não. O que o adestramento nos permite e está nisso uma das suas grandes vantagens e utilidades, é ensinar comandos específicos para assim não gerar conflito no entendimento. Como a questão de pular em você: sem qualquer comando, o cão entende que pode ou não pode pular e pronto, não vai entender "agora pode" ou "hoje não"! Se pode pular um dia, vai querer pular sempre! O adestramento nos permite ensinar os cães a pular somente quando permitimos, através de comando específico com gestos ou fala, como "pula" ou "vem no colo". Tudo é simples, fácil e eficaz quando sabemos nos comunicar com os cães, os complicados somos nós humanos!!!

Adestramento.com © 2004-2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS